Conceito Mulligan
É uma abordagem única de Terapia Manual, que combina mobilização acessória com movimento ativo. Utiliza-se como forma de avaliação e tratamento. Fundamentalmente, consiste na modificação de sintomas ao combinar forças de mobilização adequadas que levam à melhoria da dor, limitação de amplitude de movimento e/ou atividade funcional. São aplicadas técnicas de tratamento manual, técnicas com o cinto de manipulação e auto-tratamentos.
Compreende técnicas extremamente seguras para a coluna vertebral e as extremidades. A segurança das técnicas decorre do fato de elas serem suaves, já que as forças corretivas são mínimas e não produzem dor, mesmo quando realizada overpressão.
No conceito Mulligan, o paciente é visto como um indivíduo, e o problema que apresenta é único e particular, embora alguns padrões possam ser parecidos. Além disso, o paciente é um colaborador ativo e empenhado no papel de resolver seu problema, o que não acontece em outros modelos de terapia manual.
No campo desportivo, as técnicas do conceito Mulligan têm a grande vantagem de trabalhar em situações funcionais, o que permite que o atleta seja tratado, sempre que possível, na posição em que os sintomas acontecem (por exemplo, sacando, arremessando, saltando etc.). Essas técnicas podem, ainda, ser integradas com outros modelos de terapia manual e exercícios terapêuticos.