Terapias Manuais de Maitland
O conceito Maitland é um método de terapia manual criado por Geoff Maitland, australiano, que estabeleceu princípios de mobilização e manipulação articulares, usado para aliviar dores e desbloquear com segurança determinadas estruturas, com objetivo de restaurar a amplitude de movimento normal, indicado para pacientes com disfunções neuro-músculo-esqueléticas.
O exame físico baseia-se na avaliação dos movimentos ativos, seguido dos movimentos passivos e acessórios nas articulações relacionadas à queixa do paciente ou articulações, as quais podem levar a dores referidas nestes locais.
A escolha correta da direção do grau, velocidade, ritmo e da duração das técnicas devem ser feitas de maneira correta. A intensidade das técnicas de mobilização é determinada pela dor, pelo espasmo muscular, pela resistência e pela relação entre eles. Uma das características significantes da manipulação articular na prática clínica é o seu efeito imediato sobre a dor, o grau de hipoalgesia em um período de segundos a minutos após a aplicação dessas técnicas.